Susana Travassos, cantora nascida em Vila Real de Santo António, destac-se em Festival que marca a inauguração da estátua do Infante D. Henrique.
Se na noite do passado dia 9, D. Henrique estivesse presente num dos lugares onde supostamente mais gostava de ir, alem de se alegrar com a inauguração de sua própria estátua, provavelmente, durante algum tempo, miraria o nascer da lua cheia não fosse encantado pela voz de uma jovem que, sem o medo do desconhecido, mergulhava nas canções que ecoavam no ar.
Na mítica Fortaleza de Sagres, Susana Travassos, cantora algarvia, apresentou ao público seu trabalho "Oi Elis", no qual elege canções já interpretadas pela grande musa brasileira Elis Regina. Com uma voz etérea, um timbre peculiar e a alma a saltar pela boca, Susana conquistou o público já na primeira música.
Assim como D. Henrique, pai dos descobrimentos, mais de cinco séculos depois, Susana redescobriu o Brasil e trouxe como convidado especial Chico Saraiva, músico e compositor brasileiro que veio com um repertório autoral, intenso e muito bem sincronizado ao estilo da cantora. As músicas trazem letras que evocam nada menos que o mar sempre a destacar-se no horizonte da Fortaleza de Sagres, dividindo atenção apenas com as altas falésias.
Chico Saraiva é um dos parceiros cogitados para o próximo cd da intéprete, que pretende, a esta altura, desenvolver um trabalho original e recheado com a nova safra de compositores brasileiros e portugueses, num contínuo namoro que busca a diversidade cultural e o diálogo artístico.
No palco, o entrosamento dos músicos suscitou aplausos calorosos ao final de cada canção. A banda, formada por portugueses, brasileiros e cubanos garantiu o carácter híbrido do show. A formação contou com João Frade no acordeon, Cobra na guitarra, Marcelo Araújo na bateria, Vini no baixo e Olívio Pino no teclado.
Não tivesse há muito partido, D. Henrique talvez descobriria ali naquela noite uma das grandes Maravilhas de Sagres.
Para os interessados, Susana Travassos e Chico Saraiva, apresentam-se dia 28 no Festival MED, em Loulé.